Imagem meramente ilustrativa
ABC é Rebaixado para Série D após Pífia Campanha no Rio Grande do Norte
O ABC, maior campeão estadual do Brasil com 57 títulos, está prestes a voltar a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, após cinco anos de ausência. O rebaixamento foi confirmado no sábado, após a derrota por 1 a 0 para o Itabaiana. A equipe encerrou a Série C de 2025 na 18ª colocação, com apenas 18 pontos, resultado que pode ser considerado pífio.
A campanha do ABC foi marcada por apenas duas vitórias em 19 jogos – nenhuma delas como mandante. Além disso, o time também somou 12 empates e cinco derrotas. Esse desempenho não é dos melhores para um time que busca manter sua classificação na competição. A equipe precisava de mais vitórias e menos derrotas para evitar a queda.
Este é o segundo rebaixamento do ABC para a Série D. O primeiro havia ocorrido em 2019. A equipe alvinegra disputou a quarta divisão do Brasileirão em 2020 e 2021, conquistando o acesso de volta à Série C. No entanto, parece que a experiência não foi suficiente para evitar a queda novamente.
A instabilidade no comando técnico também pode ter contribuído para o fracasso da equipe na competição. Foram duas trocas de treinadores ao longo da Série C, mas nenhuma delas conseguiu mudar o rumo da campanha. Evaristo Piza foi desligado do Alvinegro após um período de instabilidade no time.
Com isso, o ABC agora precisa se preparar para disputar a Série D novamente. A equipe precisará trabalhar duro para melhorar seu desempenho e buscar o acesso de volta à Série C. É uma grande desafio, mas é possível que o time consiga superá-lo com um trabalho sério e comprometido. O fato é que a equipe precisa aprender com os erros do passado e se preparar melhor para as próximas competições.