Qual tal começar o ano de 2023 com uma boa reflexão? Quais das suas metas vão de encontro ao próximo? Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, dois grandes filantropos, neste artigo, te convidam para conhecer um pouco mais sobre essa ação capaz de mudar a vida de milhares de pessoas. Para saber mais, continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que é filantropia?
Afinal, você sabe o que é filantropia? De acordo com Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, a filantropia nada mais é do que um conjunto de ações que visam a melhora da sociedade, sem esperar algum valor ou recompensa em troca. Diferentemente de trabalhos sociais, a filantropia vai até a raiz do problema para que ocorra uma mudança radical e efetiva.
Diferentemente do que muitas pessoas podem achar, esse conceito não é um conceito novo, muito pelo contrário. A filantropia, ou amor pela sociedade em seu sentido literal, começou ainda nas civilizações antigas. Com o passar do tempo, suas ações foram incorporadas às outras até chegarmos ao conceito popular que conhecemos nos dias de hoje.
Qual a importância da filantropia?
Sabemos que vivemos em uma sociedade bastante desigual, que ações governamentais e políticas públicas nem sempre chegam a todos de maneira igual. Logo, segundo Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, o papel da filantropia é garantir que pessoas em situações de vulnerabilidade possam exercer a sua cidadania de maneira digna e plena, sem empecilhos e com muito mais qualidade de vida
Quais são as áreas de atuação da filantropia?
Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini nos explicam que a filantropia está presente nos mais diferentes setores da sociedade. Ela se encontra nos hospitais que promovem ações de conscientização, na doação de recursos, na tomada dos gastos de uma determinada instituição que auxilia crianças e adolescentes em situações vulneráveis e diversas outras.
Por que se tornar um filantropo?
Se tornar um filantropo é colocar em exercício o amor e a empatia. De acordo com Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, essa é uma ação que não beneficia somente o próximo, mas também te engrandece como ser humano. De forma que você se torna um fator ativo para mudanças significativas em nossa sociedade, exercendo seu papel no mundo.
Como praticar a filantropia?
Muitas pessoas acreditam que apenas instituições milionárias podem ser filantropas, entretanto, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini ressaltam que isso é uma grande mentira. Você pode ser um filantropo doando, de maneira pontual, roupas a um desconhecido, fazendo pequenas doações financeiras a instituições que não recebem auxílio do governo, além de contribuir com uma parcela do seu patrimônio ou do seu tempo em uma determinada causa social.
Comece 2023 pensando no próximo, se torne um apoiador de grandes causas e veja os frutos de uma sociedade mais igualitária e sem tanto sofrimento.