Abrir uma empresa em sociedade amplia as possibilidades de crescimento do negócio. À vista disso, o doutor Amauri Jacintho Baragatti entende que é importante fazer uso do direito societário para que as leis da sociedade limitada sejam respeitadas. Quer fazer uma sociedade limitada e não sabe como? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o Direito Societário pode ajudar.
O que é sociedade limitada?
Conforme comenta o renomado Amauri Jacintho Baragatti, a sociedade limitada é o acordo, estabelecido pelo Contrato Social, entre dois ou mais sócios de uma empresa, que torna possível a separação de bens e propriedades da mesma, segundo os investimentos realizados por cada integrante da sociedade.
Logo, esse tipo de sociedade é contemplado pela junção do capital de investimentos de todos os sócios para a criação de uma determinada corporação. Ainda, cada sócio pode investir uma quantidade diferente de recursos financeiros, sendo que cada um será proprietário da parte da empresa que remete ao porcentual por ele investido.
Como funciona a sociedade limitada?
Assim, como aponta o advogado Amauri Jacintho Baragatti, essa sociedade funciona de forma simples: o indivíduo que mais investiu na corporação é o que possui o maior porcentual da mesma, sendo ele o sócio controlador. A esse sócio são configuradas grande parte das medidas administrativas da instituição.
Contudo, assim como qualquer outro tipo de negociação, a sociedade limitada precisa ser monitorada e regida por algumas leis, explica o Dr. Amauri Jacintho Baragatti. Portanto, com a finalidade de garantir que ambas as partes estão usufruindo adequadamente de seus Direitos, se faz fundamental a atuação do Direito Societário para estudar e administrar o documento que consolida a sociedade.
Quais são as vantagens da sociedade limitada?
Por fim, como indica o célebre Amauri Jacintho Baragatti, desenvolver esse tipo de sociedade — devidamente monitorada pelo direito societário — para a abertura de uma empresa, proporciona diversas vantagens aos empresários, como diminuir os riscos de fraudes, corrupções e trapaças entre os sócios.
Também, outros benefícios da sociedade limitada são:
- Alternativa de exclusão de um sócio;
- Distribuição de lucros de acordo com os investimentos de cada um;
- Estabelecer limites de propriedade da empresa;
- Promover a autonomia da corporação;
- Promover maior segurança pela existência do Contrato Social.
Quer abrir um negócio com maior possibilidade de crescimento? Realize uma sociedade limitada.