A versão do aplicativo Google Maps para Android recebeu um novo recurso. Trata-se de uma tecnologia que melhora a localização e navegação no serviço em condições específicas, quando o sinal de GPS é inexistente ou fraco.
A função é a identificação e leitura de sensores (beacons) de Bluetooth, que são aparelhos de baixo consumo de energia que enviam sinais constantes aos dispositivos móveis. Ao serem identificados pelo celular, eles agem como um ajudante na localização e podem substituir por tempo limitado o sinal via satélite.
Esses sensores são especialmente úteis em túneis ou outros momentos de navegação subterrânea. Nesses casos, por mais que o caminho normalmente seja de uma única direção, a confusão no sistema de navegação pode atrapalhar o motorista.
Waze já contava com solução
A função de leitura de sensores Bluetooth não é inédita para o Google. A empresa “pegou emprestado” o recurso do Waze, o aplicativo de navegação e localização que também pertenSaiba mais:ce ao Google.
Google Maps para Android e iPhone muda a paleta de cores; veja o novo visual
Os sensores compatíveis com o Waze Beacons são instalados em túneis de várias cidades, incluindo o Rio de Janeiro, no Brasil. O recurso é gratuito e não precisa de qualquer instalação adicional por parte do usuário.
Entretanto, por enquanto ele ainda não é ativado por padrão no Android. Para fazer isso, é preciso ativar a opção “Sensores Bluetooth em túneis” dentro das configurações de navegação do aplicativo.
A ativação da busca por sensores Bluetooth no Google Maps para Android.
O novo recurso do Google Maps já começou a ser liberado para tablets e celulares com Android. Porém, a disponibilidade dele acontece em ondas e de forma gradual, o que significa que alguns usuários podem levar alguns dias para terem acesso à novidade.