Renomado economista e político brasileiro, Rogério Marinho possui atualmente filiação no Partido Liberal (PL). Atuante como ministro do Desenvolvimento Regional no governo de Jair Bolsonaro, em 2020, o candidato também já foi Deputado Federal do RN — eleito pelo PSDB —, todavia, renunciou para concorrer à pré-candidatura ao Senado Federal. Tendo uma carreira política repleta de experiências e contribuições, o político apresenta imensa aptidão para exercer o cargo.
Mas, afinal, quem é Rogério Marinho?
Rogério Marinho é natural de Natal/RN, onde nasceu no ano de 1963. Além de economista, o político brasileiro também é professor, assessor e administrador, sendo empregado público. Quanto a sua principal formação, em Ciências Econômicas, foi formado pela Universidade Potiguar (UnP), atuando como professor na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte.
Tais formações contribuíram significativamente para que o pré-candidato exercesse o cargo de Deputado Federal três vezes consecutivas, entre os anos de 2007 e 2019. Não somente, o pré-candidato Rogério Marinho também possui experiência com mandatos externos, visto que já foi vereador de RN, com filiação no PSB duas vezes.
Carreira política
Rogério Marinho ingressou na carreira política no ano de 1994 quando concorreu às eleições pela primeira vez. No entanto, foi somente no ano de 2000 que conseguiu atuar como suplente de vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), e, desde então, vem demonstrando grandes contribuições para o estado do RN. Não à toa, passou a ser conhecido quando criou a Federação das Câmaras Municipais (FECAM/RN), implantando o programa de inclusão digital do RN.
Como Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, de 2012 a 2014, Rogério Marinho implantou o programa Pró-Sertão que tinha como intuito atrair empresas de confecções para o interior do estado, sendo uma iniciativa muito viável dentro do planejamento estratégico Mais RN. Além disso, desenvolveu políticas de saneamento básico, infraestrutura e segurança hídrica, mobilidade e defesa civil.
Já quando nos referimos à sua atuação como Ministro do Desenvolvimento Regional, podemos verificar uma série de projetos que atenderam às demandas sociais. Nesse contexto, é possível mencionar que Rogério Marinho exerceu o cargo com prontidão, atuando na melhora das filas do INSS, fazendo uma melhor gestão do programa Minha Casa, Minha Vida e exercendo o seu papel como interlocutor entre os parlamentares das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Como se mostra apto ao cargo de Senador Federal?
Levando em consideração a sua cautela e preocupação com o bem-estar da população do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho está há anos se mostrando um político de renome. Tendo em vista sua carreira política recheada de feitos grandiosos, o economista, sem dúvidas, é um candidato apto a compor o Congresso Nacional, visto que demonstra capacidade para fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo.