Noticias

Apagão de energia elétrica afeta cidades do RN, outros 22 estados e o DF

Em Natal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) alertou na manhã desta terça (15) que, devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversas áreas da cidade, “alguns semáforos estão enfrentando problemas”.

A falha está ocorrendo não apenas na capital potiguar, mas também no interior do Rio Grande do Norte e em outros 22 estados do país nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, além do Distrito Federal.

Ainda não se sabe a causa do problema, mas o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou por meio de nota que uma “interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”.

O grupo Neoenergia, responsável pelo abastecimento no RN, também confirmou que foi identificada uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) que afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.

O Grupo Equatorial Energia, que tem concessões em Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, informou que registrou a interrupção a partir das 8h30 desta terça provocada por uma ocorrência de abrangência nacional.

Um gráfico da ONS com dados em tempo real mostra uma brusca interrupção da energia por volta das 8h30 e o início de sua recomposição dez minutos depois, por volta das 8h40.

Foi registrada falta de energia no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo